Água – Como se Hidratar em Exercício?

Quando você faz exercícios de maneira constante durante uma hora, seu corpo perde mais água do que é capaz de produzir e, se não houver reposição, você se desidrata e prejudica sua saúde.

Portanto, é preciso ingerir a água que o seu organismo gasta todas as vezes que você estiver na academia fazendo suas aulas. E mais ainda durante o calor do verão, ou caso a sua prática esportiva aconteça ao ar-livre, em dias de sol.

Um estudo de 2006 indicou que metade das pessoas que frequentam academiasiniciam atividade física já desidratadas. Após a atividade física prolongada, pode-se perder um ou dois quilos, mas isso não significa uma redução de gorduras. Quando perde-se peso pós exercício, significa perder fluídos que o seu corpo necessita para funcionar correctamente, pelo que é essencial repô-los antes, durante e depois da atividade física.

O que beber

  • Água – Apesar de a água fornecer fluidos essenciais para o funcionamento do corpo, estudos recentes demonstram que pessoas ativas e atletas apenas repõem metade dos fluidos perdidos durante o exercício físico, quando optam por beber água.
  • Bebidas desportivas – Possuem electrólitos, incluindo sódio e potássio, que repõem o que se perdeu através do suor. Estudos demonstram que os atletas e desportistas bebem necessariamente mais, se se tratar de uma bebida aromática do que água. Consequentemente estarão melhor hidratadas. As bebidas desportivas contêm hidratos de carbono (favorecem a reposição do glicogénio muscular) e ajudam a resistir à fadiga. Procure uma bebida desportiva com 6% de hidratos de carbono (14g por 240ml), o nível recomendado para reabastecer o corpo em atividade.

Quando beber

  • Antes do exercício – 500 a 600 ml duas a três horas antes da actividade física e beber 250-300ml adicionais de fluidos 10 a 20m antes do inicio da prática desportiva.
  • Durante o exercício – 250-300 ml (cada 15m)
  • Depois do exercício – Beber pelo menos 125 ml por cada 100g perdidos nas2 a 3 horas seguintes ao exercício físico.

Conselhos adicionais sobre hidratação:

  • Quando estiver activo, não confie na sua sede.
  • Com o corpo quente e suado, o seu mecanismo da sede pode “desligar-se” cedo demais, enganando-o e levando-o a acreditar que não necessita de mais líquidos.
  • Os fluidos não são absorvidos mais rapidamente se consumidos frios ou à temperatura ambiente. Isto significa que a temperatura não afecta a absorção dos fluidos e pode ser bebida à temperatura que mais apreciar. Para a maioria das pessoas que faz exercício físico, a preferência recai sobre bebidas frescas.

Verifique a cor da sua urina

  • Se a cor for escura, da cor de chá, significa que está desidratado. Se for da cor da limonada, isso indica que está a hidratar-se corretamente.

 

Fonte: Discovery BR – extraído do blog

http://personalrs.blogspot.com/2008/07/gua-como-se-hidratar-em-exerccio.html

Compartilhe
100
aguarde...

Cadastro de e-mail

Quer ser notificado por e-mail sempre que tivermos novas aventuras na agenda?