Circuito “O” + El Chaltén – Expedición Patagônia 2016

Circuito “O” + El Chaltén – Expedición Patagônia 2016
Primeira Reunião para a Expedición Patagônia 2016

Circuito “O” em Torres del Paine – 7 dias de caminhada
El Chaltén – 3 dias de caminhada
TDP Capa do site1
Reunião para essa TRAVESSIA.
ABERTO A INTERESSADOS, CURIOSOS, SIMPATIZANTES E OUTROS AVENTUREIROS!
DATA 03/10/15 na casa do clunc
VALOR: R$30,00
INCLUI: estacionamento e happy hour

Dados Básicos

 

 

 

O que: Travessia
Data: 25/01 a 13/02/2016
Local: Chile e Argentina
Nível: Médio com vários dias
Local de Saída: Aeroporto de POA – RS
Horário de Saída:
às 05h00 horas do dia 25/01/16
Data 
de Retorno: dia 13/02/16
20 dias e 19 noites

Apenas 10 lugares

Informações Gerais

A PATAGONIA é considerado um dos lugares mais inusitados e diferentes do planeta.
Sol de Indiada divide esta aventura de explorá-lo com seus amigos viajantes junto à sua equipe de guias, que com muita humanidade e responsabilidade sempre tiveram como resultado da sua saga uma verdadeira aventura em segurança. Desde o início de cada viagem até o final mostra sempre o melhor desenvolvimento para com os obstáculos dos nossos heróis visitantes, em uma experiência única.

 

Não inclui:
Traslado aéreo , bebidas alcoólicas, atividades opcionais, hospedagens, alimentação (Café da manhã, almoço de trilha e jantar), farmácia básica de uso externo para trilha (primeiros socorros básico), equipamentos de camping: barracas, material de cozinha, carregadores para equipamentos coletivos, reserva do período da viagem junto aos parques.

IMPORTANTE: é uma aventura ecológica no meio da natureza para pessoas acima de 16 anos, a caminhada é de média dificuldade.
Nível de dificuldade: médio. Trekking em campo e em pedras, com subida de três quilômetros  e meio no terceiro dia, com altitude abaixo dos 2.000 metros. Não há necessidade do uso de técnicas verticais e adaptação climática, porém exige disposição, condicionamento físico bom e perfeito estado psicológico.

Roteiro Detalhado

 

 

 

DIAS 25/26 e 27 DE JANEIRO: – CAXIAS DO SUL / CHILE: Nestes dias, será realizado o traslado dos participantes desde CAXIAS DO SUL  para a PATAGONIA CHILENA, nas fronteiras faremos os procedimentos de alfândegas e imigração necessários para nossa visita aos países vizinhos, embarcamos nos carros 4×4, pernoitaremos em HOSTELS e ou CAMPINGS. Cerca de 4000 Quilômetros.

DIA 28: INÍCIO DO CIRCUITO “O” – TORRES DEL PAINE:
DIA 1: Portaria Laguna Amarga / Acampamento Serón (aproximadamente 16,8 km):

O primeiro dia será necessário passar na portaria da Laguna Amarga em Puerto Natales. Nesse ponto é necessário efetuar o cadastro e pagamento da tarifa de entrada do parque, após é necessário assistir a um vídeo onde são apresentadas as normas do parque.
O primeiro dia não conta com muitos pontos para abastecer a água,  Estaremos cruzando o ponto que talvez seja o mais bonito do primeiro dia, onde será possível avistar as Torres del Paine e o Monte Almirante Nieto.
O acampamento Serón é pago e conta com banho quente.
dia 1

DIA 2: Acampamento Serón / Refúgio Dickinson (aproximadamente 18,1 km):
O segundo dia de trilha é um dos mais longo do circuito e considerado por muitos um dos mais difíceis. O terreno começará a apresentar um maior número de subidas e descidas, mas os pontos para abastecer a água nesse dia são mais frequentes, então não precisamos levar uma grande quantidade de agua.
vamos passar pelo Paso Del Viento, ao lado do Lago Paine e cruzando grandes áreas de campo com vegetação rasteira e alguns trechos de bosques.
A complicação deste dia fica por conta do grande pântano que é necessário cruzar. Neste pântano alguns trechos tem passarelas construídas com tábuas e troncos enquanto em outros não tem jeito e será necessário pisar na água. O nível da água do pântano depende muito das condições das chuvas e do degelo dos glaciares, mas o uso de uma bota impermeável é essencial.
O Refúgio Dickinson possui uma boa infraestrutura e está localizado as margens do lago Dickinson e com uma vista incrível do Glaciar Dickinson. É possível de hospedar nos quartos do abrigo ou no camping. As duas opções contam com banho quente e o abrigo ainda conta com um restaurante e uma pequena loja onde é possível comprar suprimentos.

Circuito O em Torres del Paine
Circuito O em Torres del Paine

DIA 3: Refúgio Dickinson / Acampamento Los Perros (aproximadamente 11,8 km):
O terceiro dia é quando se inicia a subida em direção ao Passo John Gardner e também o dia onde a trilha deixa de cruzar a vegetação rasteira para adentrar a floresta andina. Neste dia partiremos de uma altitude aproximada de 210 m e chegará a 570 m no acampamento Los Perros e durante todo o caminho haverão pontos de água para abastecimento.
A trilha neste dia segue o vale por onde corre o Rio Los Perros e existem algumas pontes que cruzam este rio e outros pequenos afluentes.
Enquanto a trilha cruza a floresta andina será possível avistar alguns dos picos da Cordilheira Paine como o Cerro Tridente, além do Glaciar Los Perros por onde mais tarde a trilha irá passar.
Este acampamento possui a infraestrutura mais simples entre todos os acampamentos por onde o circuito passa. Não há banho quente e a única opção é acampar.
dia 3

DIA 4: Acampamento Los Perros / Refúgio Grey (aproximadamente 14,8 km) :
O quarto dia é o dia mais difícil do circuito O. É nesse dia que cruzamos o Passo John Gardner, ponto mais alto do circuito com 1.241 metros de altitude. É recomendável levar uma quantidade maior de água neste dia, pois até o acampamento Paso os pontos de água são mais escassos.
Aqui vai uma informação importante: a administração do parque pode fechar o Passo Jonh Garder dependendo do acúmulo de neve, isso impossibilita a realização do circuito O. Devemos nos informar na portaria do parque sobre as condições da trilha antes de seguir em frente.
No Passo John Gardner será possível ter uma vista magnífica de um dos glaciares do Campo de Gelo Sul, o Glaciar Grey.
Depois de passar pelo Passo John Gardner enfrentaremos uma longa descida até voltar a entrar na floresta. Esse trecho exige muita atenção com a neve e com quedas. Vamos descer aproximadamente 350 metros até encontrar a floresta, por onde a trilha segue descendo em zigue e zague até chegar ao Refúgio Grey.
O refúgio possui uma boa infraestrutura.
dia 4
DIA 5: Refúgio Grey / Refúgio Paine Grande (aproximadamente 11 km):
Depois de ter feito o dia mais difícil da travessia, esse pode ser considerado o dia de descanso. São aproximadamente 11 km até o Refúgio Paine Grande onde vamos enfrentar algumas subidas e descidas, mas a distância menor possibilita um ritmo de caminhada mais tranquilo.
A vegetação muda ao longo da trilha e a floresta volta a dar lugar a uma vegetação rasteira onde o vento volta a predominar.
Existem alguns pontos de água pelo caminho para o reabastecimento, então não será necessário levar uma grande quantidade.
O refúgio Paine Grande possui a maior estrutura entre os refúgios e acampamentos por onde o circuito passa. Existe a possibilidade de se hospedar no hotel ou no acampamento.

Acampamento Paine Grande - Circuito O em Torres del Paine
Acampamento Paine Grande – Circuito O em Torres del Paine

DIA 6: Refúgio Paine Grande –> Vale do Francês –> Refúgio Los Cuernos (aproximadamente 23,2 km):
O sexto dia é um dia de decisão. A decisão importante a ser tomada é se você irá subir o Vale do Francês ou não. Caso opte por subir o vale você irá caminhar aproximadamente 10,6 km a mais (ida e volta) . Vamos acampar no refúgio Los Cuernos ou nos Italianos.
O acampamento Italianos é marcado pela travessia do Rio Frances por uma ponte pênsil.  Para iniciar a subida do Vale do Francês deixe a mochila guardada no acampamento e seguir sem peso, pois será um trecho de aproximadamente 5,3 km até o final do vale onde você subirá cerca de 560 metros.
Um dos pontos mais incríveis do parque, o Mirador Britânico. A vista aqui é sensacional. São diversos picos com formações diferentes e interessantes como: Cerro Castillo, Cerro Catedral, Cerro Aleta de Tiburón, Cerro Espada, Cerro Hoja e Cerro Máscara, além do Cerro Paine Grande e Cuerno Principal.
O refúgio Los Cuernos possui opção de hotel, chalés e acampamento, é o mais caro do parque e também está entre os piores em infraestrutura para acampamento.

VISTA DE LAS TORRES DEL PAINE DESDE EL VALLE FRANCES.
VISTA DE LAS TORRES DEL PAINE DESDE EL VALLE FRANCES.

DIA 7: Refúgio Los Cuernos / Portaria (aproximadamente 32,8 km):
O sétimo e ultimo dia , vamos passar pelo Refúgio Chileno onde será necessário encarar uma subida longa até o passo que é a entrada do Vale Ascencio onde estão as torres símbolo do parque.
Durante esse dia poderemos avistar o Lago Nordenskjold, o Cerro Paine Grande e os Cuernos del Paine, que forma uma paisagem magnífica. Também será necessário cruzar alguns rios onde alguns possuem pontes e outros não.
Chegando na portaria Laguna Amarga o circuito O + W estará completado depois de caminhar aproximadamente 130 km. O cansaço será grande mas estará recompensado pelos dias de intenso contato com a natureza e a beleza do parque.

Lago Nordenskjold - Circuito O e W em Torres del Paine
Lago Nordenskjold – Circuito O e W em Torres del Paine

DIA 4 DE FEVEREIRO: TRASLADO CHILE / ARGENTINA:
 Vamos fazer o traslado nos Carros até El Chaltén. O resto do dia é livre, jantar e pernoite.

DIAS 5, 6 E 7: TREKKING EM EL CHALTÉN: Última etapa,  vamos fazer 3 percursos em EL CHALTÉN, com mochilas leves e muita disposição!
VISUAIS INCRÍVEIS DO FITZ ROY!

Brilliant sunrise alpenglow on Chaltén (aka Monte Fitz Roy) and Cerro Poincenot, as seen from Laguna de los Tres. Parque Nacional los Glaciares, Argentina - November.
Monte Fitz Roy and Cerro Poincenot, as seen from Laguna de los Tres. Parque Nacional los Glaciares, Argentina.

O roteiro pode ser alterado de acordo com as condições climáticas ou por motivos alheios a nossa vontade, o guia decide todas as mudanças que serão necessárias, para uma expedição saudável.
– Para entrar no país vizinho e imprescindível o RG original ou Passaporte.
Informações adicionais
– Caso alguém prefira contratar carregador pessoal para levar sua mochila, o valor fica em R$100,00 por dia (para levar 10 Kilos) ele pode ser dividido com outra pessoa.
– O carregador “pessoal” leva até 10 kg contratados, além dos seus pertences pessoais.

O que levar

– Identidade (em ótimo estado) ou passaporte
– Lanches de trilha (para passar os 10 dias) (fora o almoço, janta e café da manha)
– Material de camping (saco de dormir para -10 graus e isolante )
– Roupas leves (um kit de caminhar e um de ficar no acampamento)
– Utensílios de higiene pessoal
– Muda extra de roupa(essa pode ficar no carro)
– Calçado adequado para trilha (bota de trekking ou tênis)
– Mochila Cargueira para carregar seus pertences (entre 60 e 90 litros)
– Repelente
– Protetor solar.

 Investimento

Valores por pessoa:

Opção A vista:
Vou fazer essa aventura com cargueira e no modo economico. A previsão de gastos com traslado(aproximadamente 9000kms), alimentação, acampamentos e entradas nos parques vai ficar em torno de R$ 4700,00 aproximadamente Varia conforme a opção de traslado desejada(avião+onibus ou carro) e a cotação do dólar!
Se voce tem interesse em participar comigo dessa aventura, entre em contato.
Estamos indo de Land Rover Defender 110 e Suzuki Vitara. (caso alguém tenha interesse em seguir na opção Rodoviário.

Opção 1: ⇒ R$ 800,00 Até o dia 25/10/15 ,após será cobrado R$ 900,00.
O valor inclui: Guia
Opção 2: ⇒ R$ 1500,00 Até o dia 25/10/15 ,após será cobrado R$ 1600,00.
O valor inclui: Guia e 7 dias de porteio no Circuito O (10 quilos por dia).

o que está incluso

Inclui: Guias especializado durante toda a trilha,
Vamos disponibilizar 2 Veículos 4×4 para Transporte terrestre Caxias do Sul / Patagônia / Caxias do Sul (ida e volta – privativo para o grupo) (gastos com combustível e pedágios, não inclusos).

Informações para depósito
Banco Brasil
Agência: 3220-4
Conta corrente: 22.773-0
Evandro Luis Clunc

inscreva-se_01