COMO TRATAR AS BOLHAS NOS PÉS

SAIBA COMO TRATAR AS BOLHAS NOS PÉS!

Por: Evandro Luis Clunc

Bolhas nos pés são sempre incômodas. Na primeira parte sobre esse assunto repassamos dicas de como evitá-las. Neste segundo texto, falaremos de como cuidar e tratar desse problema que, dependendo do caso, pode até impedi-lo de andar.

1. DEU BOLHA: E AGORA?
Sempre que sentir que uma bolha está se formando (sentir alguma dor, desconforto no pé) tire o calçado, limpe e seque bem o pé e se possível não volte a usar o mesmo calçado até a bolha curar totalmente.

Se tiver que vestir o mesmo calçado novamente e a bolha for pequena, cubra-o com um curativo, como com um Band-aid. Se for usar Micropore ou esparadrapo, não use a parte com cola da fita diretamente em cima da bolha, para, na hora de retirar o curativo, não romper a bolha. Use um pedaço de gaze para proteger a bolha da cola do esparadrapo. Evite ao máximo romper a bolha. Bolha intacta cicatriza muito mais rápido que uma bolha rompida.

Se a bolha for grande e houver necessidade de continuar usando o calçado, poderá ser necessário estourar a bolha.

2. A BOLHA ESTOUROU SOZINHA. COMO FAZER O CURATIVO?
Bolha rompida é risco de ter infecção. Por isso é necessário uma higiene e proteção adequada.
Não arranque a pele solta que cobre a bolha, exceto se a pele estiver com muita sujeira por dentro. Manter a pele ajudará numa melhor cicatrização da região.Lave a região com água morna e limpa e sabonete para retirar toda sujeira que possa ter. Passe um spray anti-séptico.

Faça um curativo (com Band-aid ou gaze). Evite usar algodão, que deixa fiapos na ferida aumentando o risco de infecção.

Troque o curativo 1x/dia ou mais vezes se necessário. Mantenha sempre a ferida limpa e seca. A umidade dificulta a cicatrização e aumenta o risco de infecção.

Sempre que puder, mantenha a ferida aberta sem curativo. O contato com o ar ajuda a uma mais rápida cicatrização. Mas só faça isso se não tiver sujeira, poeira e/ou moscas onde você estiver.

3. A BOLHA É GRANDE E PRECISA ESTOURAR ELA – COMO FAZER?
Poderá ser necessário estourar a bolha se a mesma for muito grande e houver necessidade de continuar usando calçado fechado. Nunca estoure uma bolha, mesmo que seja grande, se você não precisar usar calçado fechado. Bolha intacta cicatriza muito melhor.A melhor forma de estourar a bolha é usando uma agulha.

Lave bem as mãos e a pele do pé, passe um antisséptico na bolha e ao redor. Esterilize uma agulha com água fervente, com fogo ou use uma agulha esterilizada de farmácia. Se esterilizar a agulha com fogo, esta terá que ser descartada após o uso (o fogo fará a agulha enferrujar depois).

Introduza a agulha num lado da bolha o suficiente para fazer só um furo por onde o líquido vai sair. Limpe o líquido com papel absorvente ou gaze esterilizada. Lembre-se de não retirar a pele – está irá “colar” novamente após retirar o líquido.

Proteja a área da bolha. Use gaze com esparadrapo ou um curativo como um Band-aid?. Nunca use a parte da fita (Micropore?, esparadrapo) com cola diretamente em cima da bolha, pois na hora de retirar a fita, esta irá retirar a pele da bolha, aumentando o risco de infecção. Troque o curativo no mínimo uma vez ao dia, para manter a área sempre o mais seca e limpa possível.

Evite usar o mesmo calçado novamente, sob risco da ferida aumentar.

4. A BOLHA É GRANDE E HÁ NECESSIDADE DE CONTINUAR USANDO O MESMO CALÇADO 
Existe a opção de deixar uma espécie de dreno na bolha, para que ela não volte a acumular líquido. Para isso se utiliza uma agulha de costura (esterilizada com água fervente ou fogo – importante descartar a agulha após se usar fogo, pois ela irá enferrujar) com um fio de costura.Lave bem suas mãos, limpe bem a pele e a região da bolha (lave com água e sabão, passe um antisséptico). Passe o antisséptico no fio.

Introduza a agulha com o fio por um lado da bolha atravessando esta até o outro lado, mantendo o fio atravessado na bolha. Retire a agulha, mantenha só o fio. E faça um curativo com gaze ou Band-aid.

Troque o curativo regularmente para manter a área seca e limpa.

5. SANGUE, PUS
Se tiver sangue dentro da bolha, evite mais ainda de estourá-la. O sangue é sinal que a lesão foi mais profunda e romper a bolha aumentará o risco de infecção.Se houver infecção (pus, inchaço em volta da bolha) procure seu médico para correto tratamento.

Matéria produzida com colaboração de Martina Hoblik (Médica de Família e Comunidade)

Por: Evandro Luis Clunc | Em: Outdoor
Explorador e trilheiro
Proprietário da empresa Sol de Indiada Turismo

E-mail: soldeindiada@gmail.com
Celular: (54) 99117-9771
Compartilhe
100
aguarde...

Cadastro de e-mail

Quer ser notificado por e-mail sempre que tivermos novas aventuras na agenda?